Atos 3 – Estudo Completo com Método PARDES

Atos 3 – Estudo Completo com Método PARDES
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Atos 3:1
“Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.”
• Peshat: Pedro e João vão ao Templo no horário da oração da tarde (minchá, cerca de 15h).
• Remez: O fato de irem ao Templo mostra continuidade com as práticas judaicas — os apóstolos ainda vivem como judeus fiéis.
• Derash: A hora nona é a mesma hora em que o Messias morreu na cruz (Mateus 27:46). A oração nesse horário tem profundo simbolismo de redenção.
• Sod: Minchá representa o momento da oferta de sacrifício. Os discípulos estão espiritualmente ligados ao altar celestial, e a cura que virá será uma manifestação do fluir de luz (or) messiânico nesse tempo sagrado.
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Atos 3:2
“E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.”
• Peshat: Um homem coxo de nascença é levado diariamente à Porta Formosa para pedir ajuda.
• Remez: A porta é chamada “Formosa” (em grego, horaios = belo, adequado). Contrasta com a condição do homem — a beleza do templo versus a deformidade do corpo.
• Derash: Esse homem representa Israel — incapaz de andar no caminho de Elohim por sua própria força, necessitando ser restaurado para entrar plenamente no santuário.
• Sod: A “porta” representa a entrada para dimensões superiores. O coxo, símbolo de humanidade quebrada, está às portas do tikun (restauração). A cura indica o despertar da sefirá de Netzach (vitória) sobre a limitação física e espiritual.
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Atos 3:3-5
“Este, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber alguma coisa.”
• Peshat: O homem espera receber dinheiro, mas recebe atenção especial.
• Remez: O olhar direto de Pedro e João remete à bênção sacerdotal — “O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti”.
• Derash: “Olha para nós” é um chamado de fé. Assim como Moisés erguia a serpente de bronze para que os israelitas olhassem e fossem curados (Números 21:9), aqui o olhar ativa o milagre.
• Sod: O ato de olhar ativa a sefirá de Chochmá (sabedoria), pois os olhos espirituais se abrem para enxergar a realidade celestial, preparando o coxo para receber a luz de cura.
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Atos 3:6
“Disse, porém, Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.”
• Peshat: Pedro declara que não tem riqueza material, mas oferece cura no nome de Yeshua.
• Remez: Lembra a passagem de Isaías 35:6: “Então o coxo saltará como um cervo”.
• Derash: O nome de Yeshua tem poder porque ele é o Mashiach. Como Eliahu orava e milagres aconteciam, Pedro invoca o nome como profeta messiânico.
• Sod: O “Nome” é a expressão da essência divina revelada. Ao proclamar o nome de Yeshua, Pedro ativa o poder do Ein Sof (Infinito) que flui através do Mashiach — o canal entre os mundos.
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Atos 3:7-8
“E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.”
• Peshat: O homem é curado instantaneamente e começa a andar e louvar a Deus.
• Remez: Como em Isaías 61:1 — “O Senhor me ungiu… para libertar os cativos…” — cumprimento messiânico.
• Derash: O coxo, agora curado, entra no Templo — um sinal de que só pela restauração operada pelo Messias é possível entrar na presença divina.
• Sod: O “andar e saltar” indica elevação espiritual: o corpo físico agora está sintonizado com a alma (neshamá), em harmonia com a energia divina que permeia o espaço sagrado.
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Atos 3:9-10
“E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e reconheceram-no como o que se sentava a pedir esmolas à porta Formosa do templo; e encheram-se de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera.”
• Peshat: O povo reconhece o milagre e se maravilha.
• Remez: Tal como nos dias de Eliseu e Elias, o povo reconhece sinais que confirmam o profeta.
• Derash: A cura impacta a comunidade. O milagre tem efeito evangelístico — a restauração de uma vida leva outros ao temor de Deus.
• Sod: O “pasmo” é o efeito do contato com o sobrenatural — a energia divina rompe a normalidade e revela uma nova realidade espiritual acessível.
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Atos 3:11-12
“E, apegando-se o coxo que fora curado a Pedro e João, todo o povo correu para eles ao alpendre chamado de Salomão, muito atônitos. E Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?”
• Peshat: Pedro declara que o milagre não veio deles, mas de Deus.
• Remez: Salomão construiu o Templo. Agora, neste mesmo local, outro tipo de glória é revelado — maior do que a glória física do Templo.
• Derash: Pedro corrige a teologia popular: milagres vêm pela fé no Nome de Yeshua, não por mérito humano. Como Moisés dizia: “Não por nossa justiça… mas por causa do nome do Senhor” (Deuteronômio 9:5).
• Sod: O milagre manifesta a luz messiânica — a luz de Yeshua é a luz oculta da criação (or ganuz) que agora está sendo revelada nos que têm emuná (fé).
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Atos 3:13-15
“O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Filho Jesus, a quem vós entregastes… matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.”
• Peshat: Pedro acusa os líderes de rejeitar e matar Yeshua, mas afirma que Deus o ressuscitou.
• Remez: A referência ao “Deus de Abraão, Isaque e Jacó” evoca a aliança. Yeshua é a continuação e cumprimento dessa aliança.
• Derash: O “Príncipe da vida” (em grego, archēgos) sugere um novo Êxodo — como Moisés liderou a saída do Egito, Yeshua lidera a libertação do pecado e morte.
• Sod: “Ressuscitou dos mortos” indica que Yeshua venceu a klipá (casca espiritual do mal) e retornou ao domínio da vida eterna — ativando a luz da ressurreição (techiyat ha-metim) já no presente.
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Atos 3:16
“E pela fé no seu nome, fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.”
• Peshat: O nome de Yeshua e a fé nele curaram o homem.
• Remez: O nome carrega a autoridade da pessoa. Assim como os profetas invocavam o nome do Senhor, agora invoca-se o Nome do Messias.
• Derash: A fé é o canal que conecta o mundo físico ao espiritual. O “nome” é mais que palavra — é missão, identidade e autoridade.
• Sod: O nome de Yeshua é uma chave espiritual que abre portais celestiais. É o Shem HaGadol (Nome exaltado), portador da luz do Ein Sof.
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