O Mês de Elul (23 de agosto – 20 de setembro) nos prepara para duas festas importantíssimas no calendário do Eterno. Ouvimos o toque o shofar que é um convite a fazermos nossa tshuva e nos arrependermos. (Joel 2:15)
Rosh Hashaná – significa literalmente “cabeça do ano” ou ano novo judaico. É celebrado no outono (Israel) geralmente no final de setembro (Começa ao pôr do sol de Quarta-feira, 20 Setembro, 2017 e Termina ao anoitecer de Sexta-feira, 22 Setembro, 2017). Tem início do período de 10 dias de ARREPENDIMENTO que termina com o Yom Kipur, o Dia da Expiação. Come-se maçã com mel para que seu ano seja bem doce. É a abertura dos portões do céu e de um momento de reflexão. Estou sendo gentil? Estou Perdoando? Sendo Misericordioso? Amoroso? Guardando os Mandamentos do Eterno? Toca-se o shofar. Arrependendo-se você declara que: Viverei e não morrerei, Não irei a falência, Não ficarei doente, Meu casamento não terminará e Viverei e declararei as obras do Senhor. Nos 10 dias também é aberto o livro da vida. Com nosso arrependimento genuíno, pedimos ao Eternos que perdoe nossos pecados em nome de Yeshua e que escreva nosso nome no livro da livro. Ser justo é ser o sal da terra e a luz do mundo. Devemos fazer as coisas para trazer um pouco do céu para a terra e receber as bênçãos do Eterno para um próximo ano. Adonai diz: Desperta e apronte-se (Ef. 5:14-16) Você tem dez dias para refletir e endireitar sua vida. As palavra de ordens são: Reparação, Conserto, Arrependimento e Reconciliação. Resolva seus conflitos, pague suas contas (renegocie) e limpe seu coração. Faça uma análise de consciência profunda. Durante esse período tudo fica potencializado 10 vezes. Se você amar, será amado 10 vezes mais no ano seguinte. Mas isso ocorre se você odiar. Pratique o desprendimento. Abra não somente o coração mas também a carteira. Ajude o próximo em suas necessidades. Revise e renove seu guarda roupa. Ore ao Eterno pedindo as pessoas que você pode abençoar.
Yom Kipur – Começa ao pôr do sol de Sexta-feira, 29 Setembro, 2017 e termina ao anoitecer de Sábado, 30 Setembro, 2017. Tudo aquilo que estamos vivendo nos últimos dez dias se intensifica neste dia. É um dia que o Eterno se encontra conosco de maneira diferente. Neste dia Ele fecha o livro (Ex. 32:32)e sela para mais um ano. Por isso é importante garantir que as janelas dos céus seja aberta para nós, nossa casa, nossa família, nossas finanças e nosso futuro.
Após o pecado do bezerro de ouro, Moshê (Moisés) rezou e, no dia dez do mês hebraico de Tishrei, D’us concedeu pleno perdão ao povo judeu. Yom Kipur é o Dia da Expiação, sobre o qual declara a Torá: “No décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante D’us serás purificado de todos teus pecados.” Esclarecendo a natureza de Yom Kipur, o Rambam escreve: “É o dia de arrependimento para todos, para o indivíduo e para a comunidade; é o tempo do perdão para Israel. Por isso todos são obrigados a se arrepender e a confessar os erros em Yom Kipur.”
Pedimos perdão ao próximo e a D’us. São 24(vinte e quatro) horas de jejum absoluto. Não se come nem e bebe, nem mesmo água. Você pode participar na sua casa sozinho ou reunido com os irmãos. Mas é recomendado que você participe numa Congregação.
É dia de tshuvá que significa voltar ou fazer a volta. Arrepender-se é muito mais que uma confissão. É deixar o pecado. É mais do que apenas um “sinto muito”. Você deverá abandonar seu caminho pecaminoso e voltar-se para o Eterno. 1 João 1:9. Ele quer nos tornar mais brancos do que a neve (Isaías 1:18), para que possamos entrar nos Santos dos Santos, nos encontrar com Ele, onde nossos nomes são escritos no livro da vida.
Nesse período deve-se ler o livro de Jonas e meditar no sacrifício de Yeshua por nós, já que Ele é nosso Sumo Sacerdote segunda a ordem de Melquisedeque. A igreja primitiva praticava essa festa – Atos 27:9 – Caso não consiga cumprir o jejum total por problemas de saúde, faça pelo menos parcial pois o Eterno vê a intenção do coração. Se tiver problemas de saúde fale com seu médico.
Tikatvu Shimchá be Sêfer Ha Chaim!
(Seja o Seu Nome Escrito no Livro da Vida)
muito bom Pastor..