Êxodo 3 – O Chamado de Moisés na Sarça Ardente

Interpretação PARDES: Peshat (literal), Remez (alusivo), Derash (homilético), Sod (místico)


Êxodo 3:1

“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e veio ao monte de Deus, a Horebe.”

  • Peshat: Moisés era pastor, cuidando do rebanho de seu sogro.
  • Remez: O cuidado com o rebanho aponta para sua futura liderança de Israel (Sl 78:70-72).
  • Derash: Aquele que será líder de homens deve primeiro aprender a cuidar humildemente das ovelhas.
  • Sod: O “monte de D’us” representa o lugar da revelação divina – Horebe (Sinai) já é território sagrado antes da Torá ser dada.

Êxodo 3:2

“E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.”

  • Peshat: Moisés vê uma sarça em chamas que não é consumida.
  • Remez: A sarça representa Israel – oprimido, mas não destruído no meio do fogo da escravidão.
  • Derash: D’us se revela no meio da aflição. A presença d’Ele está onde há sofrimento (Is 43:2).
  • Sod: A “sarça que arde” é símbolo da Shechiná, a Presença Divina, manifestando-se em forma angelical – o “Malach Adonai” (Anjo do Senhor), muitas vezes visto como uma teofania (ou manifestação do Mashiach pré-encarnado).

Êxodo 3:3

“Então disse Moisés: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima.”

  • Peshat: Moisés se aproxima curioso da visão.
  • Remez: O desejo de Moisés de ver mais indica sua sede espiritual e prontidão para o chamado.
  • Derash: Aqueles que buscam entender as visões de D’us serão chamados para grandes propósitos.
  • Sod: “Me virarei” (אסֻרָה נָּא) pode indicar um movimento de teshuvá (retorno). A revelação vem para quem se vira para D’us.

Êxodo 3:4

“E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! E ele disse: Eis-me aqui.”

  • Peshat: D’us chama Moisés pessoalmente.
  • Remez: A repetição do nome indica intimidade e urgência (cf. Gênesis 22:11 – “Abraão, Abraão”).
  • Derash: D’us chama cada um de nós pelo nome, mas Ele responde àqueles que dizem “Hineni” (Eis-me aqui).
  • Sod: A voz que sai “do meio da sarça” revela o mistério do Logos – a Palavra que fala de dentro da criação, revelando o Mashiach como mediador da revelação.

Êxodo 3:5

“E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.”

  • Peshat: Moisés recebe ordem de tirar os sapatos por respeito ao local sagrado.
  • Remez: Sapatos feitos de couro (animal morto) não combinam com a vida da presença divina.
  • Derash: Para ouvir a voz de D’us, é preciso remover o “eu” (os sapatos simbolizam nossa caminhada, vontade, ego).
  • Sod: A “terra santa” é o reflexo espiritual do céu na terra – Malchut em contato com a Shechiná.

Êxodo 3:6

“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o rosto, porque temeu olhar para Deus.”

  • Peshat: D’us se apresenta como o D’us dos patriarcas.
  • Remez: A continuidade da aliança é reafirmada.
  • Derash: A reverência de Moisés mostra temor santo – precisamos reconhecer a santidade do Eterno.
  • Sod: “Deus de Abraão…” representa as três sefirot superiores – Chesed (Abraão), Gevurá (Isaque) e Tiferet (Jacó). D’us se revela em harmonia.

Êxodo 3:7-10 (resumido)

D’us declara que viu a aflição de Israel e vai descer para libertá-los por meio de Moisés.

  • Peshat: D’us ouve o clamor do povo e envia um libertador.
  • Remez: “Descer” (v. 8) lembra o “descer” de Yeshua para salvar (João 6:38).
  • Derash: O D’us de Israel é um D’us que se importa, que vê, ouve e age.
  • Sod: O descer de D’us para livrar Israel é uma prévia da Encarnação (Hitlabshut) – a manifestação divina em forma visível para redimir.

Êxodo 3:14

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

  • Peshat: D’us se apresenta como “Ehyeh Asher Ehyeh”.
  • Remez: Esse nome comunica a autoexistência e imutabilidade de D’us.
  • Derash: O “EU SOU” fala de presença contínua: D’us é o que sempre é – ontem, hoje e sempre.
  • Sod: “Ehyeh” (אהיה) está ligado ao tetragrama YHWH – revelação profunda da essência divina. Misticamente, representa o Ser absoluto que sustenta todas as coisas. Também é ligado ao Mashiach, que dirá: “Antes de Abraão, EU SOU” (João 8:58).

Êxodo 3:22

“…despojareis os egípcios.”

  • Peshat: Israel levaria ouro e prata ao sair do Egito.
  • Remez: Isso corrige os anos de trabalho escravo sem salário.
  • Derash: D’us faz justiça e honra os que foram humilhados.
  • Sod: O “despojo do Egito” representa a extração das centelhas de santidade presas no exílio – conceito místico de “nitzotzot” (faíscas divinas) segundo o Zôhar.

Resumo Final – Êxodo 3 no PARDES

Versículo Peshat (Simples) Remez (Alusão) Derash (Aplicação) Sod (Mistério)
1 Moisés é pastor Moisés como líder O líder nasce no deserto Horebe = lugar de revelação
2 Sarça não se consome Israel oprimido D’us na aflição Shechiná manifesta
4-5 Chamado divino Hineni = prontidão Reverência é essencial Contato Malchut-Shechiná
6 D’us dos patriarcas Aliança viva Temor santo Chesed-Gevurá-Tiferet
14 EU SOU O QUE SOU Presença eterna D’us é constante Nome de YHWH revelado

 

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