Atos 1 – Comentário Versículo por Versículo com Método PARDES

Atos 1 – Comentário Versículo por Versículo com Método PARDES
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Atos 1:1
“Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar,”
• Peshat (Simples): Lucas está se referindo ao seu primeiro livro (o Evangelho de Lucas), dirigido a Teófilo. O foco é o que Yeshua fez e ensinou.
• Remez (Alusivo): A palavra “começou” sugere que as ações de Yeshua continuam através de seus discípulos — há uma continuidade na obra.
• Derash (Homilético): Assim como Moisés ensinou e formou Josué para continuar a missão, Yeshua prepara seus discípulos para continuar o Reino de Elohim. O ensino é tanto por palavras quanto por ações.
• Sod (Secreto): O nome Teófilo (“amigo de Deus”) pode ser entendido simbolicamente como todos os que amam a Deus. O tratado é, misticamente, uma carta a todos os que têm intimidade com Elohim, sobre o mover contínuo do Espírito por meio do Messias.
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Atos 1:2
“até o dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera.”
• Peshat: Yeshua foi elevado aos céus após instruir seus apóstolos.
• Remez: A expressão “pelo Espírito Santo” liga as palavras de Yeshua com a autoridade profética, como nos dias dos profetas que falavam por inspiração divina.
• Derash: Assim como Moisés subiu ao monte e entregou mandamentos antes de sua morte, Yeshua, como um novo Moisés, dá mandamentos antes de ascender.
• Sod: A ascensão de Yeshua representa a elevação do Mashiach para a sefirá de Keter (a mais alta do mundo espiritual), de onde intercede e governa espiritualmente.
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Atos 1:3
“Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por quarenta dias, e falando do que diz respeito ao Reino de Deus.”
• Peshat: Yeshua apareceu ressuscitado aos seus discípulos durante 40 dias, ensinando sobre o Reino de Deus.
• Remez: Os 40 dias evocam os 40 dias de Moisés no Sinai, e os 40 anos no deserto — tempo de preparação, revelação e transição espiritual.
• Derash: O ensino do “Reino de Deus” por 40 dias aponta para a preparação espiritual dos discípulos para estabelecer esse Reino na Terra — como sacerdotes e reis, conforme Êxodo 19:6.
• Sod: O número 40 representa julgamento e purificação nos níveis místicos. Yeshua prepara os discípulos para a descida de um novo nível de ruach (espírito) — o Ruach HaKodesh em plenitude.
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Atos 1:4
“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.”
• Peshat: Yeshua ordena que os discípulos fiquem em Jerusalém até que recebam a promessa (o Espírito Santo).
• Remez: Jerusalém, lugar do Templo, é símbolo da presença divina. A promessa deve ser recebida no lugar de aliança.
• Derash: Assim como o povo esperou no Sinai pela descida da Torá, os discípulos esperariam pela descida do Espírito — uma nova revelação que complementa a entrega da Torá.
• Sod: A “promessa do Pai” é o derramar do Espírito conforme Ezequiel 36:27 e Joel 2:28 — o despertar espiritual que conecta os céus e a Terra.
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Atos 1:5
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”
• Peshat: Uma transição do batismo com água para o batismo com o Espírito.
• Remez: A purificação ritual da água (mikveh) é um símbolo externo, mas o Espírito é a mikveh interior.
• Derash: Yochanan (João) prepara o caminho com arrependimento; Yeshua cumpre com regeneração espiritual. A promessa alude à Nova Aliança de Jeremias 31.
• Sod: O batismo com o Espírito é a ativação da neshamá (alma superior), que conecta o ser humano às realidades espirituais celestiais.
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Atos 1:6
“Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?”
• Peshat: Os discípulos ainda esperam uma restauração política e nacional de Israel.
• Remez: A pergunta remete à expectativa messiânica judaica do Reino davídico restaurado.
• Derash: O entendimento dos discípulos é parcial; eles ainda não compreendem a natureza espiritual do Reino, que começa nos corações antes de se manifestar plenamente.
• Sod: A restauração final de Israel envolve o tikun (correção) espiritual de todas as coisas — que se inicia com o derramamento do Espírito e culmina na era messiânica completa.
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Atos 1:7
“E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.”
• Peshat: Yeshua afirma que os tempos proféticos estão sob autoridade do Pai.
• Remez: Remete a Daniel 2:21 — “Ele muda os tempos e as estações”.
• Derash: O foco dos discípulos deve ser o presente e a missão, não a especulação escatológica.
• Sod: Os “tempos” são realidades místicas ligadas ao rolar das sefirot e ao desdobrar do plano divino — ocultos até sua manifestação.
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Atos 1:8
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.”
• Peshat: O Espírito dará poder para testemunhar em toda parte.
• Remez: Isaías 49:6: “Te porei como luz para as nações”. A missão é judaica e universal.
• Derash: O avanço do Reino segue a progressão da revelação: Jerusalém (centralidade), Judeia (povo), Samaria (meio-termo), e nações (plenitude).
• Sod: O Espírito ativa o “poder” (em hebraico: “gevurá”) interior da alma, liberando a luz interior do Mashiach para iluminar o mundo.
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Atos 1:9-11
“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco, os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
• Peshat: Yeshua ascende aos céus diante dos discípulos, e anjos confirmam que ele voltará.
• Remez: A nuvem lembra a Shechiná que guiava Israel no deserto (Êxodo 13:21). Os dois homens lembram os dois querubins do Santo dos Santos.
• Derash: Assim como Elias foi levado ao céu e voltará (Malaquias 4:5), o Mashiach foi elevado e voltará.
• Sod: A ascensão é a elevação espiritual do Mashiach à dimensão celestial de Atzilut. Ele intercede como Kohen Gadol celestial (Hebreus 8:1). Sua volta será um retorno da luz messiânica para completar o tikun do mundo.
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