Atos 2 – Estudo Completo com Método PARDES

Atos 2 – Estudo Completo com Método PARDES
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Atos 2:1
“Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;”
• Peshat: No dia de Shavuot (Pentecostes), os discípulos estavam juntos em um só lugar.
• Remez: Shavuot era o dia em que se comemorava a entrega da Torá no Sinai — o “nascimento” da aliança com Israel.
• Derash: Assim como no Sinai o povo estava “como um só homem com um só coração”, aqui os talmidim (discípulos) também estão em unidade, sinalizando uma nova revelação.
• Sod: O “mesmo lugar” representa mais que geografia — simboliza um alinhamento espiritual. A Shechiná (Presença Divina) só desce sobre a unidade verdadeira (cf. Salmo 133:1-3).
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Atos 2:2
“De repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.”
• Peshat: Um som do céu, como vento forte, enche a casa.
• Remez: Lembra Ezequiel 37:9 — “Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.”
• Derash: O “vento” (ruach) é símbolo do Espírito. A mesma força que trouxe vida na criação (Gênesis 2:7) agora sopra vida nova sobre os discípulos.
• Sod: O som vindo do céu representa uma revelação vinda de uma dimensão superior (Atzilut), ativando os canais espirituais dos presentes para receberem o Ruach HaKodesh em sua totalidade.
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Atos 2:3
“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.”
• Peshat: Línguas como de fogo aparecem e pousam sobre todos.
• Remez: Em Êxodo 19, no Sinai, a Torá foi dada em “vozes” e “relâmpagos”; os sábios dizem que a Palavra saiu em 70 línguas — paralelismo claro com este evento.
• Derash: As “línguas de fogo” indicam que cada pessoa recebeu uma medida pessoal da revelação divina. O fogo representa o zelo, purificação e presença de Deus.
• Sod: O fogo é símbolo da sefirá de Guevurá (rigor). Aqui, porém, ele é equilibrado pela Chessed (graça), revelando uma manifestação harmoniosa da luz divina sobre os discípulos.
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Atos 2:4
“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.”
• Peshat: Todos foram cheios do Espírito e falaram em outras línguas.
• Remez: Alusão à reversão de Babel (Gênesis 11) — onde as línguas dividiram. Aqui, elas unem pela compreensão do Espírito.
• Derash: O dom de línguas não é confusão, mas comunicação. A Torá que fora dada em pedra agora é expressa em voz viva.
• Sod: As “línguas” são expressões espirituais da neshamá ativada. A fala em outras línguas representa o fluxo direto entre as sefirot e o coração renovado do homem.
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Atos 2:5-6
“E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.”
• Peshat: Judeus de várias partes do mundo ouvem os discípulos falarem suas línguas nativas.
• Remez: Shavuot era uma das festas de peregrinação — havia judeus da Diáspora (Galut) reunidos em Jerusalém.
• Derash: Isso revela a intenção de Deus de alcançar Israel em sua totalidade, mesmo fora de sua terra, e depois também os gentios. O Reino começa dentro do povo de Deus.
• Sod: Cada língua compreendida representa uma frequência espiritual despertada. As palavras de fogo entram na alma, como nos dias do Sinai — onde cada um ouviu conforme sua capacidade espiritual.
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Atos 2:7-11
(Resumo) Pessoas das mais diversas regiões dizem: “Como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna… das grandezas de Deus?”
• Peshat: Diversas nacionalidades judaicas ouvem as grandezas de Deus em suas línguas.
• Remez: A Torá ensina que os filhos de Israel seriam luz para as nações (Isaías 49:6). Este evento mostra o início dessa missão.
• Derash: O Espírito capacita os discípulos a proclamar as “grandezas de Deus” — é uma nova proclamação da Torá, não mais só escrita, mas vivenciada.
• Sod: As nações representam faíscas sagradas exiladas (nitotzot), que agora começam a ser redimidas com a voz viva do Espírito.
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Atos 2:12-13
“E todos se maravilhavam… Outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.”
• Peshat: Alguns ficam maravilhados; outros zombam.
• Remez: O contraste lembra a reação aos profetas — uns creram, outros resistiram (cf. Jeremias, Ezequiel).
• Derash: A manifestação do Espírito sempre será recebida de maneira dividida — os espirituais discernem, os carnais zombam.
• Sod: O vinho simboliza êxtase espiritual (cf. Cântico 5:1). O “vinho novo” do Espírito é incompreensível para aqueles sem a sensibilidade mística ativada.
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Atos 2:14-16
Pedro, levantando-se com os onze, diz: “Estes não estão embriagados… Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel…”
• Peshat: Pedro explica que o que acontece é cumprimento da profecia de Joel.
• Remez: Joel 2:28 fala do derramamento do Espírito nos últimos dias.
• Derash: Pedro faz midrash das Escrituras para interpretar o momento profético. Usa a chave da hermenêutica judaica para mostrar que a promessa se cumpre.
• Sod: O “últimos dias” não é meramente cronológico, mas representa uma era de luz onde os céus se unem com a Terra, e o Espírito é derramado sobre toda carne — um sinal da vinda da Era Messiânica.
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Atos 2:17-21
(Citação de Joel) “…derramarei do meu Espírito sobre toda carne… e todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
• Peshat: Profecia do derramamento do Espírito sobre todos os grupos sociais e etários.
• Remez: A universalidade do Espírito é uma marca do Reino Messiânico.
• Derash: “Invocar o nome do Senhor” remete ao verdadeiro relacionamento com YHWH, não apenas rito. Salvação (yeshuá) vem por meio do Nome — que está associado a Yeshua.
• Sod: “Nome” representa a essência divina. Invocar o Nome é acessar as realidades espirituais profundas da natureza divina revelada no Mashiach.

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