O BATISMO
O que é o batismo nas águas? Por que o fazemos? Como deve ser ministrado, quando e para quem? Quero ensinar um pouco acerca desta prática cristã…
SELO DA FÉ
O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos:
“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16).
Não há batismo em crianças ( abaixo /12 anos ) elas não tem ainda maturidade.
Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mateus 3:5,6
É UMA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO
Identificação é o aspecto da fé que nos faz ver que Jesus assumiu a nossa posição de pecado, para que assumíssemos a posição de justiça d’Ele (2 Co 5.21). A Bíblia declara o seguinte: “Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3.3).
Apropriação : fé que torna meu aquilo que já vi realizado em Jesus.:
“toma posse da vida eterna” (1 Tm 6.12).
QUEM PODE SE BATIZAR?
“É lícito, se crês de todo coração” (At 8.36,37).
COMO SE BATIZA?
A palavra “baptismos” no grego significa: “imergir; mergulhar; colocar para dentro de”.
.O BATISMO EM NOME DE JESUS
A FÓRMULA BATISMAL NA ERA APOSTÓLICA
Os registros bíblicos confirmam que na época dos apóstolos o batismo por imersão era sempre ministrado “em nome do Senhor Jesus”.
1) ATOS 2:38
A primeira ocasião em que se menciona o batismo em nome de Jesus ocorreu no dia de Pentecostes.
“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.
2) ATOS 8:16
“…mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus.” Atos 8:16.
3) ATOS 10:48
Para que esta promessa pudesse se concretizar, o apóstolo Pedro mandou “que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.” Atos 10:48.
4) ATOS 19:5
Após ouvirem a mensagem do apóstolo Paulo, eles “foram batizados em nome do Senhor Jesus”. Atos 19:5. A partir de então a nova conexão deles com Cristo e o seu compromisso com Ele tornaram-se explícitos.
III – PROVAS HISTÓRICAS E A CONTROVERSA PASSAGEM DE MATEUS 28:19
“A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no segundo século.” Enciclopédia Britânica, 11ª. Edição, volume 3, pp. 365 e 366.
“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula (Pai, Filho e Espírito Santo) reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar `no nome de Jesus`… Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade.” (Grifo nosso) Comentário no rodapé da Bíblia de Jerusalém.
“A forma básica da nossa profissão de fé (Mateus 28:19) tomou forma ao longo dos séculos segundo e terceiro d.C. em conexão com a cerimônia do batismo. Trata-se originariamente de uma fórmula nascida em Roma.” Introdução ao Cristianismo – Capítulo 2, p. 82 (: Cardeal Joseph Ratzinger –Papa Benedito XVI