Chanucá é a “festa das luzes”, festa judaica de oito dias, celebrada com um acendimento noturno da menorá, preces e alimentos fritos.
A palavra hebraica Chanucá significa “dedicação”, e é assim chamada porque celebra a rededicação do Templo Sagrado (como você vai ler abaixo). Também chamada de Hanukkah (ou variações) a palavra hebraica é pronunciada com um “Kh” gutural,kha, não tcha-nu-kah.
O que Chanucá comemora
No segundo século Antes da Era Comum, a Terra Santa era governada pelos selêucidas (sírios-gregos), que tentavam forçar o povo de Israel a aceitar a cultura e as crenças gregas em vez da observância das mitsvot e crença em D’us.
Contra todas as probabilidades, um pequeno grupo de judeus fiéis, liderado por Judas o Macabeu, derrotou um dos mais poderosos exércitos da terra, expulsou os gregos, reassumiu o Templo Sagrado em Jerusalém e o rededicou ao serviço de D’us.
Quando eles procuraram acender a Menorá do Templo (o candelabro com sete braços), encontraram apenas uma pequena ânfora de azeite de oliva que tinha escapado da contaminação pelos gregos. Milagrosamente, eles acenderam a menorá e o suprimento de um dia durou oito dias, até que novo azeite pudesse ser preparado sob condições de pureza ritual.
Para comemorar e publicar esses milagres, os sábios instituíram a festa de Chanucá.
Como Chanucá é Observado
No coração da festa está o acendimento da menorá. A menorá tem nove chamas, uma das quais é o shamash (“atendente”), que é usado para acender as outras oito luzes.Na primeira noite, acendemos apenas uma chama. Na segunda, uma chama adicional Na oitava noite de Chanucá, todas as oito luzes são acesas.
Bênçãos especiais são recitadas, com uma melodia tradicional, antes do acendimento, e canções tradicionais são cantadas depois.
Uma menora é acesa em toda família (ou mesmo por cada indivíduo dentro da família) e colocada no batente ou janela.