PARASHOUT Chukát ( Estatuto )
E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.
Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do Senhor lhes apareceu.
E o Senhor falou a Moisés dizendo:
Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Então Moisés tomou a vara de diante do Senhor, como lhe tinha ordenado.
E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e se santificou neles.
Números 20:5-13
O estudo começa com uma grande murmuração do povo contra Moisés, Miriam havia morrido e o povo está com sede e sem paciência de escutar seu líder:
a) Muitas vezes não entendemos o processo de Adonai em nossas vidas e culpamos a liderança, é mais fácil culpar os outros do que assumir nossos próprios erros.
b) A carne clama por iguarias, mas Moisés busca a direção do Eterno para a situação,( quando não temos a direção, devemos esperar no eterno, oramos até que a direção venha, e se demorar esperamos )
Moisés e Arão após orarem o Eterno lhes dá a direção e eles transmitem ao povo ´´reunir o povo diante da rocha“
1) Falem a rocha e lhes dará água; mas Moisés desobedece ( você pode ter vivido uma vida de santidade e de obediência , mas se na última hora você desapontou o Eterno tudo pode estar perdido ( o importante não é começar bem e sim terminar bem.
2) Ele em vez de falar a Rocha ele bate na mesma: quando o Eterno te mandar fazer algo, faça exatamente como Ele mandou, não crie um jeitinho.
3) Moisés ainda coloca em dúvida a palavra, ele diz por ventura sairá água da rocha, com o Eterno não existe por ventura é sim ou não …
´´ Pedi e dar-se-vos-á“ MT 7-7
4) MAS UM ERRO ,ELE DIZ QUE VAI BROTAR A ÁGUA DA ROCHA, NÃO FOI ELE FOI O ETERNO. ( nunca se esqueça você é um instrumento, o Eterno é o autor de tudo, o poder e a glória é Dele)
Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho de uma prostituta; mas Gileade gerara a Jefté.
Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, e, sendo os filhos desta mulher já grandes, expulsaram a Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher.
Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram a Jefté, e saíam com ele.
E aconteceu que, depois de algum tempo, os filhos de Amom pelejaram contra Israel.
E sucedeu que, como os filhos de Amom pelejassem contra Israel, foram os anciãos de Gileade buscar a Jefté na terra de Tobe.
E disseram a Jefté: Vem, e sê o nosso chefe; para que combatamos contra os filhos de Amom.
Juízes 11:1-6
a) Ele Jefté tinha qualidade ( valoroso) ou seja valente, correto,sensato, temente a Adonai
b) Porém ,ele não tinha linhagem ( filho de uma prostituta )
As pessoas nos descrevem com base de onde viemos, não em nossa retidão com o Eterno.
c) Mas a história de Jefté muda quando os moradores que o repudiaram irão precisar dele.
E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.
Lucas 21:2-4
a) Essa viúva nos mostra uma entrega total ao Eterno
b) Ele não olha para a quantidade e sim para a qualidade
c) Ao entregar tudo ela demonstra total dependência do Eterno.