A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS
Deixe um comentário / DEVOCIONAIS / Por Jimmy
Parábola das Dez Virgens/ Mateus 25:1-13

Essa história contada por Jesus está inserida em um contexto importante a ser considerado.
Jesus está respondendo a uma pergunta feita pelos discípulos em Mateus 24:3: “…Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século”.
As Noivas representam os crentes, já o Noivo representa o Senhor Jesus Cristo.
O termo ‘Virgens’ não deve ser visto literalmente pois todos os crentes são vistos como Virgens diante de Deus.
O número 10 significa a completude humana. Por isso nós, os homens, temos 10 dedos nós pés e nas mãos. E pelo mesmo motivo os mandamentos que Deus deu a Moisés são 10.

Provérbios 20:27 diz que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor. Essas lâmpadas que estavam com as virgens representam nosso espírito.
Sim! O seu espírito é como uma lâmpada que foi acesa diante de Deus.Elas tinham luz em suas lâmpadas, então isto significa que TODAS elas nasceram de novo, tiveram seu espírito recriado na conversão.Todas elas foram encontrar-se com o noivo. Observe que se elas não fossem crentes, elas nunca iriam se encontrar com o noivo, assim como bandido não vai se encontrar com a polícia.
O incrédulo não vai atrás de Cristo, é o Senhor Jesus Cristo que toma a iniciativa de amor indo de encontro com a ovelha perdida sem Deus.

Cuidado! As aparências enganam

As dez eram virgens, possuíam lâmpadas e, pelo que o versículo 8 do texto nos diz, elas saíram ao encontro do esposo com as lâmpadas acessas.
Nesse momento talvez fosse praticamente impossível humanamente separá-las (as Prudentes das Néscias), pois aparentemente eram idênticas.
Realmente é muito difícil conseguir separar alguns crentes nominais dos crentes verdadeiros.
Eles normalmente frequentam as mesmas igrejas, ouvem os mesmos sermões e cantam os mesmos louvores.
Alguns se destacam e acabam fazendo grandes prodígios, oram fervorosamente, pregam eloquentemente, curam doentes, expulsam demônios e dizem levar o nome de Cristo.
Curiosamente na Parábola das Dez Virgens (no verso 12) Jesus usa praticamente a mesma expressão que Ele já havia utilizado em Mateus 7, “[…] Nunca vos conheci; apartai-vos de mim […]” (Mt 7:23).

Uma hora as lâmpadas apagam e a Mascara cai

Se por um lado inicialmente é muito difícil perceber quem são os prudentes e quem são os insensatos, há um momento em que essa diferença se torna visível: ao apagar das lâmpadas.
O cristão nominal não conseguirá manter sua lâmpada acessa no momento em que o Noivo vier.
Sua hipocrisia, sua religiosidade e sua aparência podem até iluminar o caminho de sua vida por um tempo, e de maneira tal que há quem o siga.O azeite mencionado na palavra representa a Graça de Deus.Quando a Graça de Deus alcança o pecador ele é regenerado pelo Espírito Santo e passa conhecer a fé salvadora. Esse azeite não se pode dividir, é pessoal, suficiente apenas para os prudentes.
Talvez as virgens loucas da parábola não levaram consigo azeite porque acharam que o noivo viria rapidamente.Quando perceberam que o noivo tardou em vir, então desesperadamente tentaram comprar o azeite que lhes faltava.
A parábola termina com as virgens loucas batendo à porta do Noivo, e sendo por Ele rejeitadas.
Pode ser que elas queriam mostrar que se “esforçaram” para estarem ali, correram em busca de azeite para que pudessem participar das bodas, mas seus esforços nada puderam fazer por elas.
A importância prudência e a vigilância

A vigilância prudente é aquela que nos prepara para uma longa espera.A demora da volta de Cristo separa os prudentes dos loucos, os sábios dos tolos.
Algumas pessoas acham que vigiar é esperar pela volta de Cristo a qualquer momento, mas na verdade vigiar é estar preparado para a volta dEle a todo tempo.
Isso até parece ser a mesma coisa, mas acredite, não é. Essa parábola nos ensina tal diferença, as virgens néscias esperaram o Noivo a qualquer momento, mas apenas as prudentes esperaram a todo tempo.
Elas tinham o azeite, elas estavam preparadas para uma longa espera, elas vigiaram.

Conclusão sobre a Parábola das Dez Virgens

Quero concluir este estudo sobre a parábola das Dez Virgens com uma pergunta:
Meu querido leitor, será que estamos prontos para a vinda do noivo?
Saiba que Jesus esta muito próximo de arrebatar a igreja.
As virgens representam todos os que confessam Jesus Cristo como Salvador, pois todas tinham as lâmpadas como já foi citado mais a cima.
A diferença está no azeite, ter e não ter o óleo para que a chama não se apague.
O azeite representa a graça e presença do Senhor, o Espírito Santo em nossas vidas!
Ei, como está sua candeia? Como está sua vida com Deus?
Se tem fogo, como está sua vasilha da reserva? Ou será que você está vivendo por um fio de que a chama do Espírito Santo se apague em sua vida?
Será que tem faltado oração, perdão, arrependimento, amor, paciência, paz, fé, mansidão, longanimidade, bondade, diferença, obediência, confiança ou meditação na palavra?

Recommended For You

About the Author: Jimmy

Deixe um comentário