OS EVANGELHOS

OS EVANGELHOS : MATHEUS

O NOME MATHEUS SIGNIFICA : PRESENTE DE ADONAI

Mateus era galileu e filho de Alfeu. Ele recolhia os impostos (publicano) do povo hebreu para Herodes Antipas. Sua Repartição de Finanças era localizada em Cafarnaum, onde ele era desprezado e considerado um pária. No entanto, como era cobrador de impostos ele teria sido alfabetizado. Foi nesse cenário, que Jesus chamou Mateus para ser um dos doze apóstolos. Seu chamamento foi o único individual registrado nos sinópticos. Depois de seu chamado, Mateus convidou Jesus para casa para uma festa.[8]
Como apóstolo, Mateus seguiu Jesus, e foi uma das testemunhas da Ressurreição e Ascensão. Mateus juntamente com Maria e Tiago e outros seguidores mais próximos do Senhor, retirou-se para o Cenáculo, em Jerusalém. Tiago sucedeu a Pedro como o líder de da comunidade de Jerusalém. Fato é que os apóstolos permaneceram em Jerusalém ainda por um bom tempo, e proclamaram que Jesus de Nazaré, era o Messias prometido. Esses primeiros judeus cristãos eram chamados de nazarenos. É quase certo que Mateus pertencia a esta comunidade, pois tanto o Novo Testamento quanto o Talmude afirmaram ser isto verdade.
Alguns acreditam que Mateus morreu de morte natural ou na Etiópia ou na Macedónia. No entanto, a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa dizem que ele morreu como um mártir.

De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.
Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

Mateus 1:17-25

A) EXISTEM PORTANTO 32 GERAÇÕES DESDE DE ADÃO ATÉ O SALVADOR, MENCIONADAS NOS VERSÍCULOS ACIMA, OU SEJA A HISTÓRIA DENOTA POR NOME OS ANCESTRAIS DE YESHUA…

B) A PALAVRA DESPOJADA AQUI DENOTA QUE HAVIA UM COMPROMISSO DE CASAMENTO ENTRE ELES, MAS QUE NÃO HAVIAM AINDA COABITADO, ERA COSTUME EM ISRAEL REALIZAR UM CONTRATO DE UM ANO EM QUE OS NOIVOS IRIAM SE PREPARAR PARA MORAREM JUNTOS, NESTE MEIO TEMPO O NOIVO PREPARARIA A CASA PARA RECEBER A NOIVA, E ELA CUIDARIA DO ENCHOVAL.

C) PARA SE CUMPRIR A PROFECIA ( ISA 7-14 ) MARIA DEVERIA SER VIRGEM, E ELA GERARIA O FILHO QUE NASCERIA EM BELÉM (MIQ 5-2) GERADO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO.

D) JOSÉ PENSOU EM DEIXA-LA A LEI ENSINAVA QUE UM ADULTÉRIO ERA PUNIDO COM A MORTE ( LV 20-10 ), O AMOR DE JOSÉ ERA TÃO GRANDE QUE MESMO ACHANDO QUE ELA O HAVIA TRAÍDO NÃO QUERIA CONDENÁ-LA A MORTE, POR ISSO PENSOU EM DEIXÁ-LA SECRETAMENTE.

E) UM ANJO O ETERNO EM SUA SABEDORIA MANDOU UM MENSAGEIRO FALAR COM JOSÉ, E ORIENTAR COMO DEVERIAM CONDUZIR A VIDA DO MENINO.

F) NOTEM QUE A PALAVRA É CLARA AO AFIRMAR QUE ELE NÃO TEVE RELAÇÕES COM ELA ATÉ QUE O MENINO NASCESSE, APÓS O NASCIMENTO TEVEUMA VIDA NORMAL COM SUA ESPOSA ( MT 13-56 )

G) O NOME DO MENINO SERIA YESHUA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jesus (em aramaico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; romaniz.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς; romaniz.: Iesous), também chamado Jesus de Nazaré (n. 7–2 a.C.[nota 1] – m. 30–33 d.C.[nota 2]) foi um pregador e líder religioso judeu do primeiro século.[11] Ele é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus. O cristianismo e o judaísmo messiânico consideram Jesus como o Messias aguardado no Antigo Testamento e referem-se a ele nome também usado fora do contexto como Jesus Cristo, um cristão.

Recommended For You

About the Author: Jimmy

Deixe um comentário